"Somente Ele é a rocha que me salva; Ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado! "Sl 62:2

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

ODRE RESTAURADO.

Odre restaurado.
 E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; Lucas 5:37

Odres eram recipientes de couro utilizados para guardar vinho ou água, e nesta passagem Jesus está explicando algo que acontecia quando o vinho novo era colocado em odres velhos, os mesmos não aguentavam a fermentação do vinho e se rompem, perdendo se o vinho, mas os vinhos novos deveriam ser colocados em odres novos, assim não teriam o problema da perda do vinho.
Na verdade Jesus está explicando espiritualmente como uma pessoa que quer seguir a Cristo deve agir, ele deve tirar as coisas velhas (atitudes, comportamento, sentimentos, etc) de sua vida, para poder andar de maneira totalmente diferente (isso se chama conversão), pois se permanecermos como éramos antes, será tudo um ato religioso e não atitudes de uma pessoa que é discípula de Cristo.
Mas o que eu gostaria de compartilhar com vocês é sobre o odre velho, o que acontece com este odre, ele não serve mais? Deve ser descartado?
Conforme alguns estudos, estes odres velhos eram tratados e recuperados para o uso novamente.
Os mesmos eram mergulhados em água por alguns dias, até amolecerem, depois eram escovados e por fim era utilizado uma vara para bater nos odres, assim eles estariam prontos para serem reutilizados.
O que Deus quer nos ensinar com fato, Ele quer falar com os cristãos que já estão cansados ou que falharam em sua caminhada com Ele, e se jugam que estão inutilizados, engana-se quem pensa assim, pois Deus é um Deus de novas oportunidades e restauração.
Aprendamos com o estudo da restauração dos odres velhos, pois na verdade somos estes odres.
Em primeiro lugar o odre é mergulhado em água, a palavra de Deus nos fala em Efésios 5:26 que somos purificados pela lavagem da água, pela palavra, ou seja devemos neste período de restauração, aprofundar na leitura da Palavra de Deus.
Outro ponto somos escovados, quando permitimos ao Espírito Santo ministrar em nós, Ele nos mostrará onde falhamos, lembra-se de quando Abraão desceu ao Egito, depois de tudo que acontece, ele volta ao lugar onde ergueu o primeiro altar (Gen 13:4), ou seja, o Senhor nos mostra onde e quando erramos e nos dá a oportunidade de recomeçar, lembre-se de onde eu e você erramos, assim poderemos nos arrepender.
E por ultimo, é utilizado uma vara para bater no odre, você é filho ou criação de Deus, pois Deus no corrige porque Ele nos ama e nos considera filho e não bastardo (Heb. 12:8).
Enfim que possamos permitir que Deus no trate, cure e renove nossas vidas para que possamos ser odres uteis para a sua obra.

Que a Graça e Amor do Senhor sejam abundantes em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário