"Somente Ele é a rocha que me salva; Ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado! "Sl 62:2

terça-feira, 25 de agosto de 2015

VOCÊ ME AMA?


Resultado de imagem para ?Leia o evangelho de João 21:15-17

Como é rica esta conversa entre Jesus e Pedro, uma pena que as traduções para o português não mostram o significado correto das palavras Agapao e Phileo, utilizadas neste texto para as variações da palavra "amor".
Deus é sempre detalhista em tudo que faz, e para levar sua Palavra à humanidade, Ele utilizou o idioma grego (utilizado comercial e popularmente na época) para expressar Sua Palavra, este idioma transmite de uma maneira mais expressiva o significado de uma palavra, como por exemplo a palavra amor pode ser escrita de 3 maneiras no grego, agape, phileo e eros.
No caso como foi escrito acima, a palavra "agapao", derivada da palavra "agape" (amor de Deus), significa amor sacrificial, e a palavra phileo significa o amor entre amigos, conhecidos, eu gosto. Apenas para complementar a palavra eros significa o amor entre um homem e mulher,a palavra "erotica" deriva desta palavra.
Para podermos entender este texto de João, ele seria assim no original:

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me  (agapao) mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo(phileo). Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me(agapao)? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo(phileo). Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me(phileo)? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me(phileo)? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo(phileo). Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Muito bem agora vamos entender o que Jesus quer nos falar nesta passagem.
Quantas vezes o Senhor nos questiona se o amamos (agapao) a ponto de negarmos a nós mesmo, por amor a Ele, sacrificando nosso tempo, finanças, etc para atendermos ao Seu chamado, cumprirmos o nosso ministério e tantas outras coisas em Seu reino, mas preferimos responder, Senhor tu sabes que eu gosto de Ti, é legal estar na igreja, desde que ela seja perto da minha casa, eu não precise gastar muito do meu tempo ou dinheiro para fazer algo para Ti ou para outros em teu nome.
Sempre inventamos alguma desculpa para verdadeiramente NÃO AMARMOS ao Senhor com toda a nossa força, disposição, entendimento.
Ele é amoroso e cuidadoso por nós, pois sempre quer nos levar a um ponto de nos chamar de amigo (Jo 15:15), e conhecedor de todas as coisas, Ele muda a maneira de perguntar e usa o verbo phileo, seria assim, VOCE GOSTA DE MIM?, está é a hora quando o Espirito Santo nos leva a uma conscientização de nosso posicionamento em Deus, Pedro reconhece que não era nada sem Cristo, não era tudo aquilo que havia falado (eu morro por ti, não te negarei).
Devemos reconhecer que somos totalmente dependentes de Deus, que somos falhos como homens, devemos confessar nossos pecados, pois Jesus disse ainda a Pedro, apascenta minhas ovelhas, ou seja, o Senhor confia mais em nós, do que nós mesmos, Ele tem esperança em nós, em atendermos ao Seu chamado.
Hoje eu e você precisamos reconhecer onde temos falhado, nos arrepender e nos posicionarmos para que sejamos como flechas nas mãos do valente.

Com amor em Cristo
Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário