"Somente Ele é a rocha que me salva; Ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado! "Sl 62:2

domingo, 26 de maio de 2013

SE DEUS É POR NÓS II

SE DEUS É POR NÓS

Ao lermos a bíblia descobrimos que o tempo desta vida não é um tempo de descanso e de bonança, mas um tempo de lutas e de muitas tormentas. O próprio Jesus nos instruiu a termos bom ânimo, pois haveremos de enfrentar muitas aflições neste mundo: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33).
Paulo também era bem conhecedor da realidade das aflições deste mundo hostil, em suas viagens missionárias ele tinha o costume de alertar os crentes para o fato de que “...por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.” (Atos 14:22) Mas aqui ele é levado pelo Espirito a entender algo muito profundo, pois ainda que estejamos em um mundo cheio de adversidades, estamos ao lado de um Deus que a todas elas pode vencer! Por isto ele diz: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”.
O que Paulo constatou não foi a ausência de inimigos, mas a incapacidade deles em nos vencer quando o Senhor está do nosso lado. Faraó, com o seus carros de guerra, parecia indestrutível diante dos frágeis Israelitas, mas como o Senhor estava com eles, Faraó foi esmagado e os pequeninos servos do Senhor tiveram uma gloriosa vitória.
O gigante Golias transpirava superioridade de força diante do quase indefeso Davi, mas ainda que o gigante tivesse armas potentes, o pequeno pastor o enfrentava em nome do Senhor dos Exércitos, por isto o gigante veio ao chão. Se Golias não subsistiu diante daquele que era por Davi, os gigantes que se levantam contra nós também não poderão!
No entanto, Paulo diz que se Deus nos permite enfrentar estas aflições, assim como também nem mesmo a Cristo ele poupou de enfrenta-las por causa de nós, ele certamente também nos recompensará e nos honrará como também o fez a ele: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?”.
Se sofrermos tribulações com Cristo, em todas elas ele nos dará vitória e ainda seremos recompensados quando se manifestar definitivamente a sua glória “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” (I Pedro 4:13)
Então se ele for por nós, ninguém poderá nos acusar: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?”. Pois é Ele que nos justifica. Ninguém poderá nos condenar: “Quem é que condena?” Pois Cristo nos comprou com o seu sangue.
Mas ele só será por nós se vivermos a sua vontade!

Buscando estar sempre ao lado do Senhor, pois com Ele os inimigos não me resistirão.

sábado, 25 de maio de 2013

Se Deus é por nós, quem será contra nós?




                       Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Quando lemos o capítulo 8 de Romanos, parece que até ali, naquele momento, Paulo estava sentado falando para um grupo de alunos. Então, ele se colocou em pé, como se tivesse alguma coisa muito importante para falar. E começou: “Em vista de tudo isso que vocês escutaram, o que nos resta dizer?” Com sua facilidade de expressão, Paulo começou lançando um desafio: “Se Deus é por nós, quem vai prevalecer contra nós?” Ele usa uma cláusula condicional. O que significa o “se”, na frase de Paulo? Estaria ele dizendo: “Olha, eu não estou bem certo de que Deus vai estar conosco”? Estaria ele dizendo: “Eu não estou bem certo de que Deus está do nosso lado”, ou ele estava declarando que, “baseado naquilo que conheço de Deus e do Seu grande amor por nós, o Senhor é por nós”? Se você substituir a palavra “se” e deixar a expressão “já que Deus é por nós”, terá a noção exata do que Paulo quis transmitir. A intenção de Paulo não foi fazer uma bonita declaração, mas colocar algumas respostas em nossos lábios e criar certeza dentro de nós. Se Deus é por nós, Ele vai estar conosco nos momentos de ansiedade e preocupação. O inimigo vai colocar tropeços no caminho, dúvidas e tentações em nossa mente. Pode querer arruinar nossa família, perturbar a vida dos nossos filhos e nos desanimar, mas não devemos temer. Pode haver enfermidades, desapontamentos e circunstâncias difíceis. Podemos pensar: “Deus tem tanta coisa para cuidar, será que Ele vai Se importar comigo? Será que Ele vai ter tempo para mim?” Como reagimos quando coisas ruins acontecem conosco? Pedro também disse: “Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade” (1Pe 5:7). Não é você ficar com as pequeninas ansiedades e entregar as grandes a Deus. Não é escolher aquelas com as quais Deus vai lidar e aquelas que ficarão sob seu cuidado. Todas as coisas que podem ser contra nós não serão problema para Deus enfrentar. “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? [...] Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante” (Sl 27:1, 3).